Aldeia Viçosa projecta Resort de Montanha

Junta apresentou plano estratégico para a Freguesia Um Resort de Montanha, com 21 apartamentos, poderá vir a ser edificado num terreno de 54.000 m2 da Freguesia de Aldeia Viçosa, no concelho da Guarda, por um empresário que tem quintas naquela zona do Vale do Mondego. O anúncio foi feito pelo presidente da Junta, Baltazar Lopes, […]

Junta apresentou plano estratégico para a Freguesia

Um Resort de Montanha, com 21 apartamentos, poderá vir a ser edificado num terreno de 54.000 m2 da Freguesia de Aldeia Viçosa, no concelho da Guarda, por um empresário que tem quintas naquela zona do Vale do Mondego.


O anúncio foi feito pelo presidente da Junta, Baltazar Lopes, na segunda-feira, 25 de Janeiro, quando a Freguesia comemorou os 71 anos da mudança de nome de Porco para Aldeia Viçosa e recebeu o Executivo Municipal da Câmara da Guarda que ali realizou a habitual reunião quinzenal.

Antes da reunião camarária, na sede da Junta, uma empresa de arquitectura apresentou publicamente o plano estratégico para a Freguesia, que, para além do Resort de Montanha, contempla a criação de um Centro Interpretativo do Azeite (Museu Eng.º. Laurentino Agostinho de Almeida), uma pista de pesca, uma ecopista, a qualificação da rede de caminhos rurais para a prática de desportos de montanha e a melhoria das condições da praia fluvial do Rio Mondego.

O autarca local explicou aos jornalistas que o projecto do Resort de Montanha está projectado para a entrada de Aldeia Viçosa, quando se chega à localidade pelo Porto da Carne. Assumiu que o equipamento, a edificar por “um industrial que tem quintas em Aldeia Viçosa” será “fundamental para o Vale do Mondego” e assegurou que a elaboração do projecto “já está em andamento” e que “brevemente” o empresário “irá fazer a apresentação pública”.

Quanto ao antigo Lagar de Azeite, que está desactivado há cerca de 12 anos, disse que vai ser recuperado e transformado em Centro Interpretativo do Azeite, uma espécie de Museu, onde os visitantes poderão ficar a par do processo de fabrico do azeite.

O edifício foi doado pela família Almeida Tonico e será recuperado, com a apresentação de uma candidatura ao QREN – Quadro de Referência Estratégica Nacional”. “Esperamos ter a obra em andamento daqui por pouco tempo”, disse Baltazar Lopes.

Joaquim Valente elogiou projectos previstos para a Freguesia

O presidente da Câmara da Guarda, Joaquim Valente, gostou dos projectos anunciados pela Junta de Aldeia Viçosa e garantiu que a Câmara irá apoiar “projectos que estejam inseridos no plano estratégico para o turismo”, como é o caso.

“Estes projectos são sempre candidatáveis na estratégia de eficiência colectiva, desde que entidades públicas e privadas se candidatem”, observou.

O autarca valorizou a aposta de Aldeia Viçosa, por reconhecer que os projectos que constam do plano estratégico de desenvolvimento visam “potenciar recursos que já existem, tirando daí ganhos para a economia e para a sustentabilidade das populações”.

Joaquim Valente também referiu que o Executivo Camarário encontrava-se naquela Freguesia do Vale do Mondego “com bastante satisfação”, apontando que iniciativas desta natureza servem para “constatarmos os anseios, as preocupações e o futuro destas terras”.

Já o vereador do PSD, Rui Quinaz, agradeceu a hospitalidade da Junta de Freguesia e reconheceu que “o turismo é um vector fundamental para o distrito”, dando os parabéns à Junta pela elaboração do “plano estratégico para esta Freguesia e para toda esta zona do Vale do Mondego”.


Conteúdo Recomendado