Aldeia histórica de Sortelha recebe evento que recria ambiente do século XIV

A aldeia histórica de Sortelha, no Sabugal, recebe, entre sexta-feira e domingo, mais uma edição do evento “Muralhas com História”, que vai recriar o ambiente vivido no século XIV, no reinado de Pedro I.

A iniciativa da Câmara Municipal do Sabugal inclui recriações históricas, um mercado da época, exposições, artes circenses, torneios de armas a pé e a cavalo, jogos medievais e animação infantil, entre outras atividades.

Segundo a autarquia, “Muralhas com História” é um evento temático, “preenchido pelo burburinho dos mercadores e dos artesãos, pelos cavaleiros que mostram a sua audácia em combates, pelo espírito de euforia que invade todo o burgo com as personagens que vagueiam e com os sons de coreografias e fantasias característicos de uma época que foi de outras conquistas, de outras mentalidades, de outras culturas, entrando no encanto próprio da época medieval”.

“Esta recriação histórica é um projeto cuja oferta cultural é uma estratégia de valorização, revitalização e promoção do património e do próprio território, com a intenção de possibilitar a todos o acesso a eventos deste tipo de expressão”, acrescenta.

A fonte refere ainda que o cenário do evento permite “aproveitar o património, dando-lhe vida e criando um ambiente ímpar e de forte expressividade”.

A edição deste ano de “Muralhas com História” transportará o visitante “ao Reinado de Dom Pedro I, O Justiceiro (1357-1367)”, indica a autarquia do Sabugal, presidida por António Robalo.

“Num ambiente de festa, com muitos mercadores, taberneiros, donzelas e cavaleiros e personagens infindas que nos remetem para a época medieval, vivemos três dias avassaladores/cheios de tudo no antigo burgo de Sortelha”, vaticina o município do Sabugal, no distrito da Guarda, localizado junto da fronteira com Espanha.

A fonte lembra que o reinado de Pedro I “foi o único no século XIV sem guerra” e que ficou “marcado com prosperidade financeira”, daí ficar na memória como “um bom reinado”.

O rei “evitou guerras conseguindo aumentar o tesouro, cunhou ouro e prata e exerceu uma justiça exemplar, sem discriminações, julgando, de igual modo, nobres e plebeus”.

“Contudo, o Justiceiro ficará para sempre ligado a uma das mais bonitas histórias de amor da monarquia lusa. A história de Dom Pedro com Dona Inês de Castro inspirou vários escritores e dramaturgos, nacionais e estrangeiros, ao longo dos séculos”, remata.

Do programa do evento, destaque para a abertura do mercado com um cortejo (sexta-feira, 18h) e para o espetáculo “Bênçãos e Maldições”, pelo Grupo de Teatro Anel de Pedra (domingo, 19h30).

A Câmara Municipal do Sabugal sugere aos visitantes que, uma vez mais, se desloquem para a aldeia histórica de Sortelha em transporte coletivo gratuito, utilizando o autocarro que fará o percurso de ida e volta, entre a cidade do Sabugal e aquela localidade.

O evento “Muralhas com História” decorre na sexta-feira das 18 horas às 00h00, no sábado das 12 horas às 00h00 e, no domingo, das 12 horas às 21:30.


Conteúdo Recomendado