Aldeia do Sabugal acolhe evento que espalha músicos pela serra

A Escola de Música de Bendada promove no sábado um evento cultural que tem por cenário a serra da Senhora do Castelo.

A Escola de Música de Bendada, no Sabugal, promove no sábado um evento cultural que tem por cenário a serra da Senhora do Castelo e inclui oito concertos e a participação de mais de 80 músicos e artistas.
A segunda edição do passeio/concerto “Há Música na Serra”, com músicos espalhados pela serra da Senhora do Castelo, até aos 900 metros de altitude, terá início pelas 15 horas e terminará cinco horas mais tarde.
Segundo a organização, naquele dia os participantes terão oportunidade de usufruir de oito concertos “à borla”, enquanto caminham “serra acima”.
Os estilos vão desde o folclore ao jazz, passando pela música clássica e filarmónica, pela tradicional portuguesa e de fusão, estando também agendados momentos de poesia.
“Uma das novidades desta edição do ‘Há Música na Serra’ é um miniconcerto de litofone, uma variante do xilofone mas feito de pedras”, referem os promotores em nota hoje enviada à agência Lusa.
O concerto de primavera, com características únicas a nível nacional, mobilizou em 2015 mais de 300 pessoas de vários pontos do país.
“Um número que na edição de 28 de maio poderá duplicar, dada a forte procura de informação sobretudo nas redes sociais e a dificuldade que alguns convidados já estão a sentir na reserva de alojamento nas unidades hoteleiras e turismo de habitação da região”, é indicado.
O projeto, que nasce da necessidade de uma aldeia lutar pela sua própria sobrevivência – estatisticamente a Bendada desaparece dentro de pouco mais de duas décadas -, está também “a mostrar à região e ao resto do país que ‘interioridade’ pode significar ‘oportunidade'”, esclarece a nota.
Nesta aldeia do concelho do Sabugal, que tem pouco mais de 250 habitantes, existe uma escola de música há duas décadas, onde são formadas crianças e jovens de toda a freguesia, que integram a banda filarmónica local (com 147 anos de existência) e a quem são proporcionadas carreiras na área musical.
“Muitos deles são hoje professores em vários pontos do país e outros músicos de topo, mesmo a nível internacional”, é salientado.
No mesmo dia do “Há Música na Serra” a Junta de Freguesia de Bendada organiza, entre as 13 e as 20 horas, um Mercado da Terra, com o objetivo de promover a produção local de alimentos, desde os hortofrutícolas ao azeite, queijos e enchidos, passando ainda pelo mel, pelas ervas aromáticas e doçarias.
“Esta iniciativa oportuna ganha um duplo significado pois pode servir ainda de posto de abastecimento para a caminhada musical, serra acima, durante as cerca de cinco horas de duração do ‘Há Música na Serra'”, sublinha a organização.
O evento cultural é promovido pela Escola de Música da Bendada e pela Banda Filarmónica da Bendada, com o apoio da Junta de Freguesia.


Conteúdo Recomendado