Águas da Covilhã distinguida com selo de qualidade exemplar da água para consumo humano

A distinção será entregue no próximo dia 10 de dezembro, em cerimónia integrada na 14ª Expo Conferência da Água, em Lisboa.

A Águas da Covilhã (ADC) foi distinguida com a atribuição do “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano” pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), segundo uma nota informativa da ADC. A distinção será entregue no próximo dia 10 de dezembro, em cerimónia integrada na 14ª Expo Conferência da Água, em Lisboa.

Segundo a entidade, esta distinção surge na sequência da avaliação regulatória das entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água que, no ano de 2018, tenham assegurado uma qualidade exemplar de água para consumo humano, verificando cumulativamente todos os critérios previstos no regulamento. Como por exemplo, o cumprimento do número de análises agendadas no programa de controlo de qualidade da água, cumprimento dos valores paramétricos, designadamente dos valores de controlo de rotina (bactérias coliformes e Escherichia coli), e de cheiro e sabor, explicam.


A qualidade do serviço prestado pela ADC que já tinha sido reconhecida em 2014 “é agora possível graças ao investimento realizado desde então pela empresa, no valor de cerca de 2 milhões e 400 mil euros, que tem permitido uma melhoria significativa em todos os indicadores, designadamente no alargamento e obras realizadas na rede de distribuição, na adequação dos recursos humanos, renovação do parque de viaturas e melhoria e renovação de meios técnicos”.


De resto, o investimento na melhoria do serviço prestado pela ADC prossegue nas diferentes áreas nomeadamente com o programa de “Controlo e Redução das perdas no sistema de distribuição de água no Concelho da Covilhã”, recentemente aprovado no âmbito de uma candidatura ao “Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no uso de Recursos” no valor total de 600 mil euros, dos quais 360 mil suportados pela empresa.



Conteúdo Recomendado