Agricultores em protesto contra política do Governo

Descontentamento sai à rua  A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) arrancou ontem, dia 2, em Viseu, com uma campanha de protestos contra a política agrícola do Governo. A CAP diz que “este Governo teve um mandato de quatro anos, uma maioria absoluta e fundos comunitários para aplicar, mas deixou a agricultura nacional na pior […]

Descontentamento sai à rua 

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) arrancou ontem, dia 2, em Viseu, com uma campanha de protestos contra a política agrícola do Governo.

A CAP diz que “este Governo teve um mandato de quatro anos, uma maioria absoluta e fundos comunitários para aplicar, mas deixou a agricultura nacional na pior situação desde a entrada na União Europeia”. “O ministro Jaime Silva não teve qualquer sensibilidade para entender as necessidades e os problemas dos agricultores”, adianta a Confederação, acusando o governante de não cumprir os compromissos assumidos para com os agricultores.

A Confederação acusa Jaime Silva pela falta de pagamento das medidas agro-ambientais e de ter acabado com o apoio à electricidade verde. “Não aprovou novos projectos de investimento para a modernização das explorações agrícolas entre 2005 e 2009, não conseguiu disponibilizar o Programa de Desenvolvimento Rural, três anos depois da abertura do Quadro Comunitário de Apoio, e cortou todos os apoios às organizações de agricultores, com o objectivo de acabar com as estruturas que representam o sector e que se opuseram à sua política ruinosa para a agricultura portuguesa”, adianta a CAP.

A organização considera, então, que “chegou a altura de deixar claro o descontentamento que grassa no sector”, decidindo avançar com uma onda de protestos “que não deixe dúvidas ao Governo que os agricultores estão unidos contra a pior política agrícola para o sector em toda a União Europeia”.


Conteúdo Recomendado