Agência Para a Promoção da Guarda vai mesmo ser extinta

A autarquia já tinha decidido, em Dezembro último, propor à ACG (parceira naquele projecto) a extinção daquela entidade.

A Câmara da Guarda e a Associação Comercial da Guarda (ACG) decidiram, no passado dia 27 de Fevereiro, dissolver a Agência Para a Promoção da Guarda (APGUR). A decisão foi dada a conhecer esta tarde na reunião do executivo municipal. A autarquia já tinha decidido, em Dezembro último, propor à ACG (parceira naquele projecto) a extinção daquela entidade.
Tal como fez em Dezembro, a oposição socialista na Câmara voltou hoje a discordar, argumentando que a APGUR fez «um excelente trabalho» e que, por isso, não haveria motivos suficientes para optar pela extinção. O presidente da autarquia, o social-democrata Álvaro, informou, no encontro com os jornalistas no final da reunião, que «a partir de agora, a Câmara assume a sua responsabilidade naquilo que é a promoção da Guarda, de acordo com os programas que vamos desenvolvendo e com os financiamentos». «Não vamos perder qualidade em termos de promoção da Guarda», assegura. Adiantou que algumas das actividades daquela entidade vão ser asseguradas pelo município, como por exemplo as feiras de antiguidade.
A APGUR foi criada a 10 de Janeiro de 2007. Inseriu-se no âmbito do programa URBCOM, o qual previa a criação de Unidades de Acompanhamento e Coordenação, de constituição facultativa, promovidas por iniciativa das estruturas associativas e tendo como objectivo principal o acompanhamento e gestão do projecto de urbanismo comercial da área de intervenção, sendo no caso da Guarda, o seu Centro Histórico.


Conteúdo Recomendado