ADoT comemora 10º Aniversário

A Associação Desenvolver o Talento irá comemorar o seu 10.º aniversário no próximo sábado, dia 4 de janeiro.

Para além do almoço convívio entre os associados e jovens da ADoT, irá decorrer entre os dias 4 e 12 de janeiro, uma Exposição – 10 anos ADoT – que terá lugar no Centro Comercial La Vie, pisos 2 e 3 , cuja inauguração irá ocorrer às 16hh36.

Nessa exposição será feita a retrospetiva dos 10 anos da Associação, atividades desenvolvidas, iniciativas levadas a efeito, participação nas competições nacionais e mundiais de robótica educativa, entre outros.

No dia 12 de janeiro, entre as 17h00 e as 18h00 terá lugar uma pequena demonstração de robótica feita pelos jovens que participam nas atividades regulares.

Sobre a ADoT

A “ADoT” tem a sua sede nacional na Guarda, onde leva a efeito, com caráter regular, uma multiplicidade de atividades de enriquecimento e promoção dirigidas a jovens e adultos com talentos superiores.

A ADoT surge da verificação da inércia do Estado em garantir um ensino que tenha em conta as capacidades e ambições de cada indivíduo. A realidade quotidiana oferecida pelas escolas é confrangedoramente limitada, quer por insensibilidade relativamente às necessidades dos alunos dotados, quer pela generalizada ausência de formação dos agentes educativos sobre esta temática.

A ADoT atua de forma pró-ativa. Coloca no terreno do meio escolar iniciativas que procuram quebrar as resistências à inclusão dos alunos sobredotados (medidas dirigidas aos profissionais de educação). Promove atividades regulares destinadas a fazer face às necessidades sentidas pelos talentos superiores e conferindo condições para a sua sociabilização (medidas dirigidas a jovens e adultos com capacidades de excelência perfeitamente identificadas).


Conteúdo Recomendado