ADM Estrela promove “Astronomia no Verão” em Pinhel

A próxima sessão de observação noturna realiza-se amanhã, dia 9 de agosto, sexta-feira, às 22 horas, junto à Torre sul do Castelo de Pinhel.

A ADM Estrela – Associação Social e Desenvolvimento vai promover várias sessões de observação astronómica noturna nos concelhos de Guarda, Pinhel, Penamacor, Sabugal e Manteigas, a decorrer até ao dia 24 de agosto.

A próxima iniciativa “Astronomia no Verão” acontece amanhã, dia 9 de agosto, às 22 horas, em Pinhel, junto à Torre de Menagem, concretamente na Torre sul do Castelo.  As sessões de observação prosseguem ao longo do mês de agosto em Penha Forte (10), Águas (15), Sortelha (17), Manteigas (23) e Aldeia do Bispo (24).

Segundo a organização, a sessão consistirá numa apresentação oral com observação à vista do céu noturno, seguida de observação com recurso a equipamento específico, nomeadamente telescópio e binóculos. Nestas sessões, consoante a noite e as condições atmosféricas, será possível observar objetos astronómicos como planetas e as suas luas, enxames, galáxias vizinhas, assim como a Lua terrestre e as características da sua superfície.

Esta atividade está inserida no âmbito do programa Ciência Viva no Verão em parceria com a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Para mais informações, AQUI.




Conteúdo Recomendado