Absentismo na Câmara da Guarda atingiu os 12.835 dias em 2013

Números que, no entender do presidente da autarquia, Álvaro Amaro, «são alarmantes».

O absentismo na Câmara da Guarda em 2013 significou 12.835 dias e no primeiro trimestre deste ano atingiu já os 2635 dias. Números que, no entender do presidente da autarquia, Álvaro Amaro, «são alarmantes». O autarca admite que a doença terá sido um dos fatores que «mais contribuiu» para estes valores. «Presumo que ninguém falte porque quer, mas há muitas colunas que identificam este gráfico onde é possível atuar e a atuação começa pelo espírito de cada um», salientou. Previsto está já o fim das folgas aos funcionários no dia de aniversário. Uma medida que só irá entrar em vigor em 2015. O assunto foi dado a conhecer ontem à tarde aos jornalistas, no “briefing” ocorrido logo após a reunião que o executivo municipal teve com todos os trabalhadores do município (apenas ficaram para outra oportunidade os que estão afetos aos jardins de infância) no Teatro Municipal, com vista a explicar a nova estrutura orgânica da autarquia. Amaro adiantou que deu também estas informações aos funcionários, deixando claro que era necessário «baixar estes números». A nova estrutura orgânica da Câmara da Guarda contempla menos dirigentes. De acordo com o documento, aprovado recentemente pela Assembleia Municipal, acabam os dois departamentos e deixa de haver chefes de serviço. As divisões passam de cinco para seis e os coordenadores técnicos passam de 17 para nove. Também deixa de existir o gabinete de apoio às freguesias, devendo futuramente os presidentes de Junta tratar os assuntos diretamente com os vereadores da área respetiva. No total, há uma redução de 12 dirigentes. “Eficiência, eficácia e envolvimento” são, frisou, os principais “E’s” que visam esta reestruturação, podendo vir a ser acrescentado o “E” de economia. No encontro com os jornalistas, Amaro deu a conhecer que para a Divisão Administrativa será convidada Ana Garcia; para a Divisão Financeira e Património não haverá chefe de divisão, Teresa Fernandes vai assessorar o presidente da autarquia. A Divisão de Educação, Ação Social e Juventude será chefiada por Alfredo Madeira, na Divisão da Cultura, Turismo e Desporto ficará Alexandre Isidro. Para a Divisão de Planeamento, Gestão Urbanística e Obras Municipais foi indicado o nome de Amélia Cerqueira. No âmbito dos serviços que ficam diretamente afetos do presidente surgirá o serviço de apoio ao munícipe, que funcionará onde estão agora os serviços de apoio militar, que passarão a funcionar no espaço onde estavam as juntas de freguesia. Outra das novidades é o facto de todos os funcionários passarem a entrar pela porta principal, ficando fechada a porta lateral. Quanto às empresas municipais, ainda não há novidades. O autarca reafirmou que se está «numa fase de consulta» para ver quais as melhores soluções para a “Culturguarda” e “Guarda Cidade Desporto”. Por agora, lamentou, «ainda não é possível aliviar o stresse» que atualmente sentem os 72 funcionários afetos às duas empresas municipais.

Conteúdo Recomendado