"À Descoberta dos Soutos na Montanha” em Folgosinho

Nos dias 03 e 04 de novembro, a freguesia de Folgosinho recebe o evento “À Descoberta dos Soutos na Montanha”.

Decorre, nos dias 3 e 4 de novembro, a iniciativa “À Descoberta dos Soutos na Montanha”, na freguesia de Folgosinho.

Esta iniciativa está integrada no âmbito do projeto Aldeias de Montanha, organizado pelo Município de Gouveia e ADIRAM (Associação para o Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha), com Associação Baldios de Folgosinho e a Associação FOLGONATUR

Folgosinho, uma das cinco Aldeias de Montanha do concelho de Gouveia, recebe esta iniciativa subordinada ao tema soutos na montanha, reflorestação e práticas sustentáveis no território, como refere a organização.

Segundo uma nota informativa, esta iniciativa pretende exercer um efeito de alavancagem da competitividade e crescimento regional a partir da dinamização de atividades de animação, diretamente relacionadas com a valorização dos ativos patrimoniais naturais das Áreas Classificadas, a valorização do Património Natural e sua interligação com os agentes e comunidades locais da área protegida da Serra da Estrela, garantindo uma oferta alargada que valorize o território de montanha no contexto territorial da Região Centro. 

No dia 3 de novembro, realizar-se-á o Seminário “Incêndios/2017 – Recuperação dos Soutos e da Floresta”, com os oradores Paulo Pimenta de Castro e o João Camargo, co-autores do livro “Portugal em chamas. Como resgatar as florestas”, com uma visita ao património. De seguida, haverá um workshop de Cogumelos Selvagens e saída de campo, orientada por Rui Cardoso Ramos da Associação Aldeia.

No dia 04 de novembro está programada a Caminhada “Rota dos Soutos” com uma ação de Reflorestação e uma visita ao património. Para encerrar o evento, haverá um magusto comunitário no centro da aldeia, com a presença do Grupo de Concertinas de Gouveia e o Rancho Folclórico “Cancioneiro de Folgosinho”.

Os interessados devem realizar a inscrição para as atividades, aqui, e para participar na Caminhada Rota dos Soutos, a inscrição deve ser efetuada, aqui.

 

PROGRAMA

03 de novembro (sábado)

09 horas – 18h30 Jornadas Técnicas “O Castanheiro e os Cogumelos silvestres”
18h30 – 19h00 Oficina de cozinha A Castanha e os Cogumelos Silvestres | Chef Valdir Lubave
19h30 – 21h30 Jantar Temático com o Chef Valdir Lubave 

 

04 de novembro (domingo)

09h00 Abertura do Festival da Castanha
09h15 Oficina de Pão Tradicional com castanha no Forno D’ Aldeia (inscrição prévia)
09h15 Caminhada Rota dos Soutos
09h30 Passeio Fotográfico (inscrição prévia)
10h00 Animação de Rua
11h00 Ângelo Brás e Marquinho
11h30 Grupo Concertinas Forno Musical
12h30 ALMOÇO
13h30 Desgarrada – Ângelo Brás e Marquinho
14h00 Grupo de Cantares Melodias do Campo
15h00 Rancho Folclórico de Paranhos da Beira
16h00 Grupo Concertinas de São Julião
17h00 Magusto Comunitário

 


Conteúdo Recomendado