75 empresas portuguesas de setor têxtil investem 2,5 milhões em feira internacional com apoio do COMPETE 2020

Durante os quatro dias da Heimtextil são esperados mais de 68.000 visitantes de 133 países, que ali se propõem conhecer as novidades e tendências mais recentes, assim como adquirir artigos têxteis.

Setenta e cinco empresas portuguesas de têxteis-lar participam de terça a sexta-feira, em Frankfurt, na Heimtextil – principal feira internacional do setor, num investimento de 2,5 milhões de euros apostado em consolidar Portugal entre os maiores exportadores mundiais, com apoio do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.
Segundo a organização, “estima-se que o investimento feito pelas empresas portuguesas nesta feira seja superior a 2,5 milhões de euros”, sendo que 32 dos participantes beneficiam do apoio da Associação Selectiva Moda (constituída pela ATP e pela Associação Nacional da Indústria de Lanifícios para valorizar a fileira têxtil e moda portuguesa num contexto internacional), numa iniciativa cofinanciada pelo Portugal 2020, através do COMPETE 2020.

Com um total de 2.700 expositores internacionais, a Heimtextil é considerada a mais importante feira internacional de têxteis lar e para hotelaria e abre o calendário de feiras de 2016 da Messe Frankfurt.

Segundo adiantou à agência Lusa fonte da organização da presença portuguesa – que este ano volta a destacar-se como “uma das mais importantes e prestigiantes” da feira -, a comitiva nacional de 75 empresas contará com a visita do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e do secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, que irão a Frankfurt a convite da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.

O objetivo, salienta, é “contactar diretamente com empresas de um setor que tem contribuído significativamente para o aumento das exportações portuguesas”: Portugal é, atualmente, o 5.º maior exportador de têxteis-lar e artigos têxteis confecionados a nível mundial, com vendas estimadas de 700 milhões de euros em 2015 (mais 7% do que em 2014) e uma quota no total das exportações da indústria têxtil e de vestuário de 15%.

Os dados disponíveis até novembro reportam uma subida homóloga acumulada de 7,1% das exportações deste setor, para 647,8 milhões de euros, que compara com os 605,1 milhões de euros do mesmo período de 2014. Em Frankfurt, 85% das empresas portuguesas presentes irão apresentar roupa de cama e banho e artigos têxteis para mesa e cozinha, destacando-se Portugal como o país com a maior representação no ‘hall’ 11, dedicado a artigos ‘premium’.


Conteúdo Recomendado