Nova ferramenta do Google mostra como mudaram as nossas cidades nos últimos 30 anos

O Google acabou de lançar uma Timelapse que mostra, a partir de imagens recolhidas pela NASA e pelo US Geologival Survey, como mudaram as nossas cidades, países e continentes nos últimos 30 anos.

A ferramenta começa o seu regresso ao passado em 1984 e chega até aos nossos dias. Se se concentrar na área metropolitana de Lisboa, por exemplo, é possível ver a ponte Vasco da Gama a entrar no cenário.

Em Portugal, porém, são nas cidades médias e mais pequenas que as maiores diferenças ocorrem. Também as novas estradas vão modificando o terreno à medida que os anos passam.

Em termos globais, a ferramenta permite-nos ver o crescimento dos subúrbios nas grandes cidades dos países em desenvolvimento, a deterioração das florestas e o deslocamento e derretimento dos glaciares.

“Ouvimos falar das grandes mudanças pelas quais a Terra passa, mas o dia-a-dia não nos permite vê-las de forma tão drástica como elas são. Através do Timelapse, os internautas podem ver três décadas de urbanização de Las Vegas ou desflorestação da Amazónia”, explica o Inhabitat.


Conteúdo Recomendado