4ª Edição do concurso de Fotografia “Transversalidades"

Estão abertas de 2 de março a 31 de maio de 2015 as candidaturas ao Concurso de Fotografia “Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras”, uma iniciativa do Centro de Estudos Ibéricos que vai na quarta edição.

O projeto Transversalidades recorre à imagem como meio para promover a cooperação territorial privilegiando-se o valor estético, documental e pedagógico da imagem para promover a inclusão dos territórios, incentivando a cooperação entre pessoas e instituições.

Através desta iniciativa, o CEI procura superar o seu âmbito de atuação mais imediato, confinado à Raia portuguesa e espanhola, alargando-o a países de outros continentes onde figuram marcas da presença ibérica, promovendo, desta forma, o diálogo entre Territórios, Sociedades e Culturas e alicerçando uma nova cultura territorial mais responsável e inclusiva de pessoas e territórios.

As imagens recolhidas no âmbito deste concurso documentarão a diversidade de territórios, sociedades e culturas de diferentes continentes, agrupadas nos seguintes temas:

  1. Paisagens, biodiversidade e património natural
  2. Espaços rurais: povoamento, atividades, modos de vida
  3. Cidade e processos de urbanização
  4. Cultura e sociedade: diversidade cultural e social

As candidaturas serão efetuadas online, em www.cei.pt, onde está disponível o Regulamento detalhado, modalidades de participação e apoios a atribuir.

Na edição de 2014 o concurso contou com cerca de 300 candidaturas tendo sido submetidas a avaliação mais de 1500 imagens. De todas as edições resultou uma Exposição e um Catálogo que contemplou não apenas as fotografias premiadas, mas também outras imagens apresentadas a concurso.


Conteúdo Recomendado