A 29ª sessão do ciclo Contradizer intitula-se “PROSPECTUM, nas teias da vídeo arte” e é dedicada a José Vieira, criador nascido na Guarda que se tem dedicado à video-arte.
A iniciativa decorre amanhã, dia 19 de janeiro, pelas 21 horas, no espaço Calafrio, no Rio Diz, na Guarda.
Segundo a organização, nesta sessão pretende-se mostrar um pouco da história da vídeo arte, recorrendo ao trabalho em vídeo do artista e uma demonstração in loco da construção de uma peça de vídeo instalação.
José Vieira nasceu na Guarda em 1962. É licenciado em Pintura e Mestre em Comunicação Estética pela Escola Universitária de Artes de Coimbra de Coimbra. É professor de Artes Visuais e Multimédia na escola Avelar Brotero em Coimbra.
Desde 2005, José Vieira é comissário do Festival Fonlad e participou como júri nos festivais Ventipertrenta (2010), Magmart (2012, 2014), Celeste Prize (2011, 2012) e Proyector (2014, 2015).
José Vieira realizou variadas exposições e participou em diversas mostras e festivais de videoarte em Portugal, França, Espanha, Estados Unidos, Itália, Roménia, China, Macau, Argentina, México, Cuba, Grécia, entre outros.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA