200 mil turistas em Idanha-a-Nova

No ano passado visitaram o concelho de Idanha a Nova cerca de 200 mil turistas.

Um número que, segundo Armindo Jacinto, tem vindo a aumentar e que se distribui ao longo de todo o ano. A aldeia história de Monsanto é o local mais visitado do concelho.

“Nós temos identificados cerca de 200 mil turistas que recebemos nos nossos postos de turismo, nos nossos acompanhamentos guiados, nas nossas visitações, que se distribuem ao longo do ano, hoje a sazonalidade também se quebrou, porque nós temos investido muito num conjunto de festivais e motivos para atrair pessoas a Idanha e fazemos isso de janeiro a dezembro”. Para além de combater a sazonalidade, as diversas atividades que a autarquia organiza pelo concelho servem também para promover a iniciativa local ligada aos produtos regionais.

Dos diversos atrativos de Idanha-a-Nova, a aldeia de Monsanto é o local mais visitado do concelho “é a aldeia mais portuguesa, aldeia histórica e geomonumento do geoparque Naturtejo, tem estas três classificações que lhe dão de facto muita notoriedade”.

Mas par além de Monsanto, há outros atrativos no concelho de Idanha “temos também a aldeia histórica de Idanha-a-Velha, Penha Garcia enquanto monumento do geoparque com os seus icnofósseis, as Termas de Monfortinho com um complexo balnear que, com aquelas características, é único na Península Ibérica, o Parque Natural do Tejo Internacional que tem no concelho de Idanha a sua maior área de implementação”.

Para este número de turistas contribui ainda a atividade cinegética. O concelho de Idanha a Nova tem 140 mil quilómetros quadrados de área de caça ordenada, divididos por 88 zonas de caça que, segundo o autarca, todos os anos mobilizam milhares de pessoas àquele concelho raiano.


Conteúdo Recomendado