1º Encontro de Desporto Integrado decorre hoje no IPG

O Instituto Politécnico da Guarda, juntamente com a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) e a Associação Distrital de Desporto, Lazer e Cultura para Pessoas com Deficiência, organizam hoje, dia 28 de outubro, o 1.º Encontro de Desporto Integrado.

Trata-se de uma iniciativa que pretende dar continuidade e visibilidade ao Programa do Dia Europeu do Desporto Integrado.

As atividades vão decorrer no Auditório do IPG, nas instalações desportivas da ESECD e campus do IPG.

O Programa terá início às 9h45 com a apresentação do Programa EDIS (European Day of Integrated Sport), seguindo-se a prática desportiva nas seguintes modalidades: Dança, Karaté e Futebol de 7. Da parte da tarde, pelas 14 horas, será proferida uma palestra subordinada ao tema «A Inclusão através do Desporto», por Mário Lopes, Presidente da FPDD. À mesma hora, decorre uma prova de Peddy Paper no Campus do IPG. Pelas 15h45 horas haverá uma demonstração de Goalball no pavilhão desportivo das Residências do IPG.

Programa EDIS (European Day of Integrated Sport)

O Dia Europeu do Desporto Integrado foi oficialmente inaugurado em Roma, no dia 23 de maio de 2015. O Instituto Politécnico da Guarda foi a única instituição Portuguesa a participar neste evento, que contou com a participação de 12 países europeus, em dez modalidades de desporto integrado. A equipa do IPG foi constituída por 21 elementos, alunos e docentes do curso de Desporto, bem como alguns atletas portadores de deficiência e técnicos, em representação de instituições de âmbito regional.

A iniciativa foi transmitida ao vivo a partir das 12 cidades italianas envolvidas e atingiu 4.360 espectadores. Mais de 5.000 atletas testaram a eficácia das novas regras desportivas, concebidas especificamente para este projeto, por parte dos gestores da CSEN, técnicos desportivos e árbitros. Mais de 20.000 espectadores assistiram ao evento.

1 encontro desporto integrado


Conteúdo Recomendado