Apesar da segurança ser hoje uma questão que os utilizadores levam mais a sério, a verdade é que ainda existem “maus vícios” aquando da escolha da password ou quando os utilizadores necessitam de guardar a mesma. É um facto frequente os utilizadores escrevem a password e deixá-la até junto do PC ou simplesmente usar passwords óbvias (ex. nome da mulher/marido, nome dos filhos, data de nascimento, password igual ao utilizador…etc).
Actualmente todos os sistemas operativos dispõem de ferramentas nativas que nos permitem saber, com consistência, tudo o que o aconteceu no nosso PC. Como ver esta informação no Windows 10?
Tudo o que acontece no PC fica registado no sistema de logs (eventos) do Windows. O sistema operativo da Microsoft regista todos os eventos que acontecem no PC e oferece uma ferramenta gráfica que permite ver facilmente todos esses registos, o visualizador de eventos.
Como saber se alguém entrou no meu PC?
Para saber se alguém entrou no seu PC, basta consultar os registos relativos aos acessos à máquina. Para isso vamos carregar nas teclas Win + R e depois abrir o visualizador de eventos usando o atalho eventvwr.msc
Dentro do visualizador de eventos basta aceder a Registo do Windows > Sistema e procurar no painel central pelos eventos cuja origem estejam identificados como WinLogon.
Como podem ver pela imagem seguinte, todos os acessos ao sistema ficam registados e guardam a data/hora e mais algumas informações.
Tendo em conta a data/hora, pode cruzar a informação com o registo criado em Segurança e assim saber qual o utilizador que foi usado para autenticação no sistema.
Aqui fica a dica para quem desconfia que lhe andam a aceder ao computador. De referir que através do logs podemos também ficar a saber os acessos remotos entre muita outra informação que pode ser interessante tanto ao nível da segurança como para melhorar o próprio sistema.
O sistema operativo da Microsoft regista todos os eventos que acontecem no PC e oferece uma ferramenta gráfica que permite ver facilmente todos esses registos.