Quando realiza uma pesquisa via Safari, no seu iPhone ou iPad, certamente já reparou que os resultados pertencem ao motor de pesquisa da Google que foi criado por Larry Page e Sergei Brin.
Sabe-se agora, segundo informações do diário espanhol El País, que para ter o seu motor de pesquisa por omissão no sistema, a Google pagou em 2014 mil milhões de dólares (920 milhões de euros) à Apple.
Segundo o El País, até 2014 a Apple vendeu mais de 500 milhões de iPhones e cerca de 224 milhões de iPads.
Contas feitas, eram mais de 700 milhões de dispositivos com o Google como motor de pesquisa.
Segundo agora revelações, a Google pagou à Apple mil milhões de dólares para que o seu motor de pesquisa fosse usado nos iPhones e iPads. Além disso, parte do lucro em publicidade era também transferido para a Apple que, de acordo com as declarações de um advogado da Oracle, a comissão paga rondou os 34% o lucro obtido em publicidade.
Este tipo de negócios é comum entre os grandes players da tecnologia mas raramente se conhecem os detalhes e valores envolvidos.
Relativamente à Oracle, esta continua em “guerra” com a Google desde 2010, depois de acusar a mesma da utilização do Java para desenvolver a plataforma Android.
Além disso, parte do lucro em publicidade era também transferido para a Apple.