Aumentam os sinais positivos de recuperação para a economia alemã.As vendas no comércio a retalho na Alemanha subiram mais do que o previsto em Maio, somando-se os sinais de que a recuperação na maior economia da Europa acelerou neste trimestre. As vendas, ajustadas pela inflação e oscilações sazonais, subiram 0,8% em Maio face a Abril, mês em que tinham registado uma queda de 0,1%, avança hoje o instituto federal de estatísticas alemão. O índice tinha registado quedas consecutivas nos primeiros três meses do ano. Os economistas previam um aumento de 0,4% em Maio, segundo estimativas avançadas pela Bloomberg.
O crescimento das vendas no retalho segue assim a mesma linha de outros indicadores alemães. Dados deste mês mostram que o desemprego alemão diminuiu inesperadamente em Junho, enquanto a confiança dos empresários subiu pelo segundo mês consecutivo e o índice ZEW sobre o sentimento dos investidores aumentou. “Há vários indicadores positivos na economia alemã, neste momento”, disse Stefan Muetze, economista do banco Helaba, em Frankfurt, citado pela Bloomberg. “As vendas no retalho são bastante voláteis e é por isso que temos visto alguns altos e baixos nos últimos meses “, acrescentou. O Bundesbank já avançou que o PIB alemão deverá ter melhorado “significativamente” no segundo trimestre. O banco central com sede em Frankfurt espera um crescimento de 0,3% este ano e de 1,5% em 2014, após uma expansão de apenas 0,1% nos três primeiros meses de 2013.
Vendas a retalho na Alemanha crescem acima do previsto
Aumentam os sinais positivos de recuperação para a economia alemã.As vendas no comércio a retalho na Alemanha subiram mais do que o previsto em Maio, somando-se os sinais de que a recuperação na maior economia da Europa acelerou neste trimestre. As vendas, ajustadas pela inflação e oscilações sazonais, subiram 0,8% em Maio face a Abril, […]