BCE mantém juros pelo segundo mês

Mario Draghi manteve a taxa de juro directora pelo segundo mês, num cenário de agravamento da crise do euro com Portugal.O Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) anunciou hoje a manutenção da taxa de referência da zona euro nos 0,5%, um mínimo histórico, em linha com o esperado pelos analistas. Este é o […]

Mario Draghi manteve a taxa de juro directora pelo segundo mês, num cenário de agravamento da crise do euro com Portugal.O Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) anunciou hoje a manutenção da taxa de referência da zona euro nos 0,5%, um mínimo histórico, em linha com o esperado pelos analistas. Este é o segundo mês seguido em que Mario Draghi, presidente da instituição, mantém os juros no euro, depois da descida anunciada em Maio. Na habitual conferência de imprensa que procede a reunião mensal de política monetária, o presidente do BCE deverá deixar sinais quanto à evolução da sua taxa directora ao longo do segundo semestre, depois de a Reserva Federal norte-americana ter anunciado, no mês passado, uma retirada gradual do plano de estímulos à economia dos EUA.
Mas o grande tema deverá ser a situação política em Portugal, que nos últimos dias se tornou a principal fonte de incerteza na crise do euro. A possibilidade de accionar o plano de compra de dívida OMT, para tranquilizar os mercados, pode ser um dos tópicos abordados por Draghi, que deverá renovar palavras de que está preparado para salvar o euro. A manutenção dos juros na zona euro segue-se à decisão semelhante do Banco de Inglaterra de deixar as taxas inalteradas no Reino Unido.


Conteúdo Recomendado