‘Dos cliques ao progresso: Percursos digitais para o desenvolvimento sustentável’ é o tema lançado pelas Nações Unidas para este ano de 2024 para o Dia Internacional da Juventude, que é celebrado anualmente no dia 12 de agosto, e que o município da Guarda irá assinalar “com um programa direcionado para os jovens da Guarda, para a liderança, empreendedorismo e para a participação cívica”.
A iniciativa tem início às 16 horas, no Quarteirão Associativo, com a inauguração do espaço cedido ao Conselho Municipal da Juventude. E logo de seguida com uma Roda de Conversa, com dirigentes das juventudes partidárias e dirigentes associativos sobre o tema Competências para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável – Do Interior para o Mundo.
No final do dia, às 17h30, terá início um sunset onde, também, decorrerão atividades promovidas pela Associação de Jogos Tradicionais da Guarda.
Segundo uma nota informativa da autarquia “esta iniciativa tem como objetivo sensibilizar para a importância da capacitação dos jovens da Guarda em liderança, empreendedorismo e participação cívica para a promoção de estratégias de desenvolvimento sustentável e cooperação comunitária, reconhecendo a sua importância na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável, destacando suas contribuições e desafios”.
Recorde-se que o Dia Internacional da Juventude foi declarado em 1999, após uma recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, realizada em Portugal em 1998. Desde então, esse dia é comemorado mundialmente, destacando o potencial transformador da juventude na sociedade e na sustentabilidade social, económica e ambiental.