O espanhol Luis Angel Maté (Euskaltel-Euskadi) venceu ontem a quarta etapa da 85.ª Volta a Portugal em bicicleta, na chegada à Guarda, pela segunda vez consecutiva, onde Afonso Eulálio (ABTF-Feirense) reforçou a liderança da geral individual.
Maté, que já tinha vencido na Guarda em 2023, cumpriu os 164,5 quilómetros entre o Sabugal e a cidade mais alta de Portugal em 04:13.26 horas, batendo o português Rafael Reis (Sabgal-Anicolor), segundo a dois segundos, e o espanhol Iñigo Elosegui (Kern Pharma), terceiro a sete.
Nas contas da geral, Eulálio segue no primeiro lugar e até reforçou a vantagem para os perseguidores, com 16 segundos de vantagem para o vencedor de 2023, o suíço Colin Stüssi (Vorarlberg), que subiu ao segundo lugar, com Jon Agirre (Kern Pharma), agora terceiro, a 26.
Na segunda-feira, o pelotão goza o dia de descanso, antes de voltar à estrada na terça-feira para os 176,8 quilómetros da quinta etapa, que vão ligar Penedono a Bragança.
Hoje realiza-se também a A Etapa da Volta RTP, que é um passeio de bicicleta, que se realiza no Dia de Descanso da Volta a Portugal Continente, permitindo que todos possam sentir as emoções de participar numa etapa da maior prova de ciclismo em Portugal. O percurso tem aproximadamente 85 km, percorridos em velocidade moderada, controlada por um automóvel da organização. No final, há uma pitada de competição, com os últimos quilómetros percorridos em “roda livre” e os tempos na meta cronometrados.
A partida é no centro da cidade, às 10 horas, com a chegada prevista dos primeiros ciclistas às 13 horas, no mesmo local.