Na ocasião, estiveram presentes Vítor Proença, Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Eduardo Anselmo Castro, Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, Lídia Martins, da CCDR do Centro, Sandra Jorge, da CCDR do Alentejo, Tete Alejandre, da Associação para a UNESCO da Extremadura, e Javier Figueiredo, do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças da Junta da Extremadura. Os representantes das várias entidades realçaram a importância destas iniciativas enquanto impulsionadoras da cooperação transfronteiriça e do diálogo cultural entre os territórios, destacando, também, que através desta exposição se evidencia o imenso e diverso património cultural e natural desta Eurorregião.
Promovida pela Eurorregião EUROACE (Alentejo, Centro de Portugal e Extremadura) e Associação para a UNESCO da Extremadura, esta mostra é composta por 22 das obras finalistas do concurso de 2023 do ‘Prémio Internacional de Fotografia Santiago Castelo’.
Este Prémio foi criado, em 2017, pelo Centro UNESCO da Extremadura, e assume, desde 2019, o território singular da Eurorregião EUROACE como matriz e espaço de acolhimento da expressão criativa associada à fotografia.
De referir, ainda, que o trabalho vencedor nesta VII edição do ‘Prémio Internacional Santiago Castelo’ foi tirada na Aldeia Histórica de Sortelha e é da autoria do fotógrafo Argider Aparicio.
Com entrada gratuita, a exposição pode ser visitada até ao dia 30 de setembro, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (julho e agosto) e das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 (setembro).