Beiras e Serra da Estrela abre espaços de ‘cowork’ para funcionários públicos

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) inaugura na próxima quinta-feira três espaços de ‘cowork’ para funcionários públicos nos concelhos de Almeida, Belmonte e Manteigas, para tentar atrair novas pessoas ao território.

Para a CIMBSE, estes novos centros de ‘cowork’ (trabalho partilhado) vão permitir “aos trabalhadores optar por modos mais ágeis e flexíveis de desempenho do trabalho em funções públicas e que em simultâneo potenciem a conciliação da vida pessoal e profissional”.

O presidente da CIMBSE, Luis Tadeu, admitiu à agência Lusa que sendo espaços exclusivamente para funcionários da administração pública é um aspeto que pode ser interessante e ao mesmo tempo limitativo.

“Mas é uma hipótese de podermos trazer para o território pessoas que estão noutras paragens e que podem vir viver para o território e assim ter mais qualidade de vida e ao mesmo tempo reforçar a massa humana deste território”, sustentou.

O autarca, que também é presidente da Câmara Municipal de Gouveia, defende que é necessário fazer uma boa promoção destes espaços para conseguir cativar pessoas para virem trabalhar para estes concelhos.

A inauguração está agendada para as 11h00 em simultâneo nos três locais. “É o território como um todo a demonstrar que está preocupado e interessado em cativar pessoas para virem viver aqui proporcionando-lhes qualidade de vida que hoje em dia não terão nos concelhos onde se encontrem a viver e a trabalhar. Esperamos que possa ser um bom sinal para outros espaços que possam surgir”, realçou Luis Tadeu.

No concelho de Almeida, o ‘cowork’ vai funcionar em Vilar Formoso no edifício Imaculada Business Center; em Belmonte fica instalado no edifício anexo à Biblioteca Municipal e em Manteigas está localizado no Ninho de Empresas.

A CIM (Comunidade Intermunicipal) das Beiras e Serra da Estrela refere que todos os centros estão completamente equipados, realçando que a utilização das tecnologias de informação e comunicação contribui decisivamente para a facilitação do trabalho à distância.

No território das Beiras e Serra da Estrela estão já disponíveis espaços de teletrabalho e ‘coworking’ nos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Sabugal, Pinhel, Covilhã, Fundão.

Os equipamentos funcionam ao abrigo de acordos de cooperação entre a CIMBSE, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o Ministério da Coesão Territorial e os respetivos municípios.

Os projetos são financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com objetivo de melhorar o serviço público, através da eficiência, modernização, inovação e capacitação da Administração Pública, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento económico e social.

A CIMBSE, com sede na Guarda, é constituída por 15 municípios, sendo 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).


Conteúdo Recomendado