Os dias mais quentes já se começam a notar depois de a chuva e algum frio se terem sentido na semana passada. Ainda não chega às temperaturas de 26ºC previstas para o fim de semana, mas o calor já se vai poder sentir (pelo menos, um pouco).
Depois de o continente ter sido atingido por chuva nos últimos dias, o estado do tempo começa a melhorar, com vista à subida de temperatura já este fim de semana, quando os termómetros deverão chegar aos 26ºC.
Mas até lá, as máximas no continente vão estar esta terça-feira entre os 12ºC, no distrito da Guarda, e os 20ºC em Beja, Évora, Setúbal, Évora, Leiria e Braga.
As previsões são do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que dá conta de que as temperaturas mínimas vão ser registadas nos distritos da Guarda e Bragança, com 0ºC, Vila Real, com 1ºC, Viseu, com 2ºC, Braga e Coimbra, com 3ºC, Évora, Leiria, Castelo Branco e Santarém com 5ºC.
Ainda de acordo com os especialistas, o céu estará nublado com nuvens altas à exceção do distrito de Vila Real, onde se verificará parcialmente nublado.
Em Lisboa, os termómetros devem chegar aos 18ºC e não baixar dos 8ºC. Apesar de no Porto estarem previstas as mesmas temperaturas máximas, as mínimas podem chegar aos 7ºC.
Já nas ilhas, a chuva parece ainda não se querer despedir. De acordo com a análise, os períodos de chuva e aguaceiros vão sentir-se tanto no Arquipélago dos Açores como da Madeira, este último onde as temperaturas deverão ser mais altas, com as máximas a rondar os 21ºC. Já as mínimas estão previstas ficar pelos 16ºC.
Nas ilhas açorianas os termómetros conseguirão chegar aos 18ºC e não baixar dos 13ºC, em Angra do Heroísmo – nas restantes ilhas, as mínimas serão de 14ºC.