Guarda volta a ser Cidade Natal

Guarda Cidadenatal

O carrossel parisiense, a roda, o comboio de Natal, a pista de patinagem no gelo, a casa do Pai Natal e a árvore de Natal gigante são algumas das atrações para os mais pequenos.

A Guarda volta a transformar-se na Cidade Natal, de 01 a 25 de dezembro, com uma programação que envolve crianças, associações e instituições do concelho.

A abertura do evento será esta sexta-feira, dia 01 de dezembro, pelas 17 horas, com uma parada de Natal entre o Jardim José de Lemos e a entrada da Rua do Comércio, segundo uma nota da autarquia.
As luzes de Natal serão ligadas pelas 18 horas, um momento que será assinalado na Praça Luís de Camões, também conhecida por Praça Velha, com o espetáculo multimédia “aGuarda-me o Natal”, da Associação Sou Só e o Saint Dominic Gospel Choir.

Neste local estarão instalados o carrossel parisiense, a roda, o comboio de Natal, a pista de patinagem no gelo, a casa do Pai Natal e a árvore de Natal gigante.

A autarquia revela que haverá ainda um mercadinho de Natal com “os sabores tradicionais desta época natalícia”.

Durante a Cidade Natal, as árvores dos jardins José de Lemos e Frei Pedro voltam a ganhar “outra cor” com os trabalhos das instituições particulares de solidariedade social (IPSS), das escolas do 1.º ciclo, dos jardins-de-infância e do Conselho Municipal da Juventude.

O desafio à criatividade tem este ano como tema “Raízes de Natal – Cenografias Urbanas”.

A programação incluiu ainda Concertos de Natal na Aldeia entre os dias 01 e 17 de dezembro. A Câmara da Guarda refere que as músicas de Natal vão chegar “com a colaboração dos grupos de cantares das associações culturais do concelho da Guarda, difundindo os cantares tradicionais da quadra natalícia”.

Na freguesia da Guarda, os concertos de Natal acontecem de 02 a 17 de dezembro. nas igrejas da Misericórdia, São Vicente, São Miguel, São Pedro, Bonfim, Mileu e Sequeira. Recebem as atuações de Angelicus Duo, Duo Contrasti, Diamar, Cláudia Vaz, Alma Mater, Grupo de Coral de Maçainhas, Casa do Povo do Paúl e o Orfeão do Centro Cultural da Guarda.

No dia 24 de dezembro, como é tradição na cidade mais alta de Portugal, o ponto de encontro dos guardenses é no madeiro de Natal, que estará a arder desde meio da tarde na Praça Luís de Camões. O fogo será aceso ao som da atuação da Jingle Band.

Dois dias depois, cumpre-se a tradição do magusto da velha em Aldeia Viçosa, “com as castanhas a serem lançadas do cimo da torre da igreja em honra de uma benemérita da freguesia”, descreve a autarquia.

Durante a quadra natalícia, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e o Teatro Municipal e o Museu da Guarda realizam diversas atividades, para desfrutar em família, e a Câmara promove o Concurso de Montras, para “dinamização, promoção, atratividade e divulgação do comércio de proximidade”.

Nos dias 03 e 04 de janeiro, o espetáculo “O Principezinho” sobe ao palco do grande auditório do Teatro Municipal da Guarda, especialmente dirigido ao público infantil do concelho.

A programação desta quadra termina no Dia de Reis, 06 de janeiro, com o espetáculo “Vamos Cantar as Janeiras!”, sob direção artística de Jorge Pedro Narciso, que contará com a participação das coletividades e grupos de todo o concelho da Guarda.


Conteúdo Recomendado