No passado dia 25 de novembro aconteceu a Final do Programa de Aceleração Tourism UP, onde 13 startups apresentaram os seus Pitches finais, na cerimónia que decorreu no auditório do Espaço Cultiva, Incubadora de Empresas, em Tábua.
O Tourism Up é um programa de aceleração pensado para apoiar startups do setor do Turismo, no desenvolvimento dos seus modelos de negócio e na captação de investimento, através de uma metodologia de capacitação, mentoria e criação de redes de contactos.
Esta 4ª edição foi de âmbito nacional e centrada em territórios de baixa densidade. Os destinatários foram Startups inovadoras que promovam projetos de Turismo nestes territórios. Este programa é promovido pelos Territórios Criativos e contou com o apoio do Turismo de Portugal, no domínio do Programa Fostering Innovation in Tourism 2.0, atendendo às prioridades da Estratégia Turismo 2027 e no Plano de Ação «Reativar o Turismo – Construir o Futuro».
João Martins e Indie Guest, empreendedores e apaixonados pela natureza e o Turismo, apresentaram a Caminho de Cabras, que pretende ser uma experiência única ao ar livre em pleno Parque Natural da Serra da Estrela em que os turistas podem realizar circuitos de caminhada guiados por cabras montanheiras da região. As aventuras são personalizáveis para diferentes níveis de habilidade e interesses.
O Programa iniciou-se com um roadshow que passou por 34 municípios a nível nacional, envolvendo mais de 30 parceiros; e durante a Call, foram submetidas mais de 60 candidaturas, entre as quais foram selecionadas cerca de 13 startups. No total, realizaram-se 2 Bootcamps de aceleração, um online e outro em Tábua; onde foram trabalhados 13 projetos com o objetivo de acelerarem os negócios.
A Câmara Municipal de Tábua acolheu este programa de apoio ao empreendedorismo, no Espaço Cultiva, tendo contado com a intervenção do Vereador David Pinto, no arranque do 1º dia; e do Presidente Ricardo Cruz, na sessão de abertura da Grande Final, onde reforçou que “o empreendedorismo tem sido uma forte aposta do Município” e que acolher iniciativas como o Tourism Up faz parte da estratégia do mesmo.
No Tourism UP, os 13 finalistas apresentaram os seus Pitches a um painel de jurados composto por Filipa Silva (Turismo de Portugal), Adriana Travasso (NEST – Centro de Inovação do Turismo), Miguel Barbosa (Portugal Ventures), Diana Aquino (Administradora do Grupo Aquinos) e Ana Vilanova (Empresária).
“Agradecemos o investimento do vosso tempo, esforço e talento contribuindo para os nossos programas, visando não apenas os objetivos estabelecidos, mas também explorando inovações e ideias com muito potencial que vão para além dos galardoados”, Sérgio Guerreiro, Diretor Coordenador da Direção de Gestão do Conhecimento do Turismo de Portugal..
O 2º lugar foi conquistado por Eduardo Covelinhas, com o projeto Eco Moto Touring; e o 3º lugar foi atribuído a Ana Canelhas e Guilherme Rosado, com o projeto Ahorta.