O evento nesta aldeia de montanha estará focado nos produtos associados à experiência gastronómica do outono.
“A Festa dos Sabores de Montanha constitui um certame no qual se pretende valorizar os produtos que integram essa experiência como a castanha e outros frutos secos, o pão de centeio, o mel e as compotas, a doçaria tradicional, os cogumelos, a caça e os enchidos”, descreve a autarquia numa nota enviada à Lusa.
Será dado destaque também às atividades tradicionais e artesanais desta aldeia de montanha.
O programa inclui um magusto comunitário, experiências gastronómicas de montanha, ‘showcookings’, oficinas gastronómicas, saídas de campo, animação de rua e seminários.
A organização promete aos visitantes um cenário outonal, com a decoração das ruas de Folgosinho “com motivos da época e objetos tradicionais e identitários da região”.
A iniciativa terá ainda um “cunho ambiental e sustentável” estando condicionado o uso de plástico e privilegiado a reutilização e utilização de materiais biodegradáveis, salienta aquela autarquia do distrito da Guarda.
A Festa dos Sabores de Montanha está inserida no plano de animação da Rede de Aldeias de Montanha, dinamizado pela ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha, que intrega 41 localidades de nove concelhos dos distritos de Castelo Branco, de Coimbra e da Guarda.
O evento é organizado pela Junta de Freguesia de Folgosinho em parceria com a Câmara Municipal de Gouveia e a ADIRAM, com o Instituto de Gouveia – Escola Profissional e as diversas associações da aldeia de Folgosinho.