O Festival Guarda In Jazz começou esta semana e prolonga-se até domingo, hoje o palco da esplanada Café Concerto, recebe Jeffery Davis Quinteto, às 19h30.
Jeffery Davis Quinteto foi concebido, primordialmente, devido à necessidade de Jeffery Davis se exprimir como compositor e com o intuito de demonstrar que o vibrafone pode ser utilizado de forma inovadora num contexto de ensemble e de composição. A sua utiização enquanto instrumento melódico mas, igualmente, como harmónico é aquilo de define, em grande parte, a sonoridade do projeto.
Os temas escritos, por Jeffery Davis, para este ensemble, reunidos em ‘For Mad People Only’, denotam uma profunda influência da música de câmara erudita e do jazz; mesmo dentro do jazz há uma tentativa de usar um estilo harmónico mais moderno e sofisticado com uma base de groove muitas vezes inspirado no swing e em estilos mais tradicionais.
A totalidade da música tocada pelo grupo apresenta-se com uma forte componente programática baseada na pintura e, principalmente, na literatura nomeadamente em Hermann Hesse e Ernest Hemingway (alguns dos temas chegam a ser verdadeiros resumos musicais das obras destes escritores, retiradas da imaginação do compositor) .
Até ao dia 16 de julho, o jazz vai ecoar na Guarda com os espetáculos ao ar livre na esplanada do Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda e na Alameda de Santo André.
Do cartaz destaca-se ainda Jéssica Pina e Solaris com Grupo de Cantares da Arrifana.
Guarda In Jazz é um festival consagrado na agenda cultural guardense, iniciativa que tem marcado os últimos anos e que se destaca também no panorama nacional devido à sua versatilidade estética e ao seu ecletismo artístico; com um cartaz que junta músicos emergentes e consagrados, de várias origens musicais e até mesmo contributos locais.