Esta iniciativa evocará uma das batalhas mais importantes da Guerra da Restauração da Independência, ocorrida a 7 de julho de 1664, que opôs a armada lusitana, comandada por Pedro Jacques de Magalhães, às forças espanholas, culminando com uma vitória portuguesa que se tornou parte marcante da história de Portugal.
Segundo o Município de Figueira de Castelo Rodrigo, “durante quatro dias, os visitantes serão transportados para um período de coragem e bravura, onde a grandeza de Portugal estava em jogo. A Recriação Histórica da Batalha de Castelo Rodrigo promete uma experiência emocionante, repleta de animação, recriações e atividades que transportarão os visitantes para o séc. XVII”.
No dia 6 de julho, as atenções estarão voltadas para a aldeia de Mata de Lobos, onde se encontram os campos históricos da Salgadela. A partir do dia 7 de julho, as atividades deslocam-se para a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo. Ruas de pedra, muralhas imponentes e construções históricas servirão de pano de fundo para uma jornada no tempo.
As inscrições estão abertas até dia 23 de junho para todos os expositores, associações, mercadores, artífices, artesãos e outros artistas que se queiram juntar a esta comemoração e podem ser realizadas na Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo ou no site institucional da autarquia.