Decorre a partir de hoje, dia 17 de fevereiro, e até domingo, dia 19, a 28ª edição da Feira das Tradições e Atividades Económicas, no Centro Logístico de Pinhel, contando com a participação de cerca de 160 expositores, para atrair visitantes e promover os produtos locais.
A inauguração oficial da 28.ª Feira das Tradições e Atividades Económicas de Pinhel está agendada para hoje, às 18h00, numa cerimónia que contará com a presença do presidente do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro.
Segundo a autarquia de Pinhel, no distrito da Guarda, na época de Carnaval o Centro Logístico acolhe “mais um fim de semana de promoção das artes e ofícios tradicionais, mas também dos saberes e sabores locais e regionais, a par de um vasto programa de animação”.
“Com algumas reformulações a nível do espaço, é esperada a participação de cerca de 160 expositores, incluindo todas as Freguesias do concelho de Pinhel, representações institucionais, saberes e sabores, atividades económicas e, finalmente, as tasquinhas, com restaurantes e bares, espaço onde também têm lugar os espetáculos”, referiu a Câmara Municipal de Pinhel.
O programa musical do certame, que este ano tem como tema “Como Sentes Pinhel?”, inclui concertos de Ivandro esta noite, às 23h30, Miguel Gameiro & Pólo Norte no sábado, pelas 23h30, e The Time Machine Show no domingo, às 21h30.
Segundo a organização, a animação musical do recinto também inclui espetáculos de vários géneros, desde música tradicional a sonoridades mais contemporâneas, incluindo concertos de grupos locais.
No dia 19, pelas 14h00, realiza-se a “Festa da música popular – A nossa música, a nossa cultura, o nosso povo”, com atuação dos grupos de música tradicional do concelho de Pinhel (Grupo de Bombos São Bernardo/Quintã dos Bernardos, Grupo de Concertinas da Casa do Povo de Pinhel, Grupo de Concertinas de Alverca da Beira/Bouça Cova, Grupo de Concertinas de Vascoveiro e Rancho Folclórico “A Flor do Campo” de Souropires).
Este ano, também está de regresso o desfile de Carnaval pela comunidade escolar, que teve início pelas 14h30 de hoje, pelas ruas da cidade de Pinhel, e que, segundo a organização, volta a “abrir” a Feira das Tradições.
No âmbito do tema retratado, a 28.ª Feira das Tradições e Atividades Económicas inclui a realização de um colóquio, no dia 18, a partir das 14h30, e a entrega dos prémios do Concurso de Fotografia Objetiva Pinhel também dedicado ao tema “Como Sentes Pinhel?”.
O colóquio terá como oradores convidados três “pinhelenses” com diferentes formações e percursos profissionais e que têm em comum, “as raízes que os fazem voltar regularmente a Pinhel”, adiantou a autarquia.
As entradas no recinto da feira custam dois euros (dia 17), três euros (dia 18) e um euro (dia 19).
O município disponibiliza pulseiras de acesso geral ao evento, pelo valor de cinco euros, que podem ser adquiridas antecipadamente ou nas bilheteiras.