“Escape Livre”, emitido pela Rádio Altitude, da Guarda, completa 50 anos em 2023 e aquele que se apresenta como o programa radiofónico “com maior longevidade em Portugal” vai celebrar a efeméride com uma gala em fevereiro, anunciou o Clube Escape Livre (CEL).
Dedicado ao desporto automóvel e à região da Guarda, o programa nasceu a 13 de fevereiro de 1973 para falar do “automóvel como meio de divulgação de uma região”, recordou o CEL, em comunicado.
Ao longo das últimas décadas, o programa revelou-se “inesperado e inovador”, entrando “na vida de muitos” e “por lá permaneceu ao longo destes 50 anos”.
Criado pelo atual presidente do CEL, Luís Celínio, “Escape Livre” vive de “uma paixão que sobrevive até aos dias de hoje”, assumindo-se como “um feito absolutamente ímpar em Portugal”, realçou o CEL.
O responsável pelo lançamento de “Escape Livre” recordou, citado pelo clube, a saudade dos “momentos de nervosismo vividos” nas primeiras emissões.
“Eram tempos complicados, a região [da Beira Interior] estava longe de tudo e lançar um programa de rádio ligado ao automóvel foi um salto de fé e uma ousadia tremenda”, afirmou o presidente do CEL.
“O futuro mostrou que apenas demos início a um dos muitos desafios que vencemos. Este chama-se ‘Programa Escape Livre’ e desde há 50 anos é transmitido na Rádio Altitude todas as semanas”, frisou Luís Celínio.
Ao longo das últimas cinco décadas, “Escape Livre” assumiu-se como “um marco na rádio regional e nacional”, divulgando “‘estórias’, aventuras verdadeiras e reportagens extraordinárias em Portugal e pelo mundo”.
Dedicado ao comércio, indústria, competição e segurança automóvel, “Escape Livre” promete continuar no ar, afirmando-se como o “programa de rádio com maior longevidade em Portugal”.
Para comemorar meio século de emissões, o CEL anunciou para 11 de fevereiro de 2023 a Gala SPAL 50 Anos Programa Escape Livre, no Teatro Municipal da Guarda, que contará com espetáculo de Luís de Matos.