O Município de Belmonte foi distinguido mais uma vez com o Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).
O concelho, situado no distrito de Castelo Branco, tem vindo a receber este prémio consecutivamente desde o ano de 2020, segundo afirma a autarquia através de comunicado.
Os Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos 2022 (vertente Águas) são uma iniciativa da ERSAR, em parceria com o jornal Água & Ambiente que visam “distinguir as entidades gestoras que, no exercício do ano 2021, se destacaram pelo seu bom desempenho, em diferentes categorias”.
Fazem parte da composição do júri que atribui este Selo um representante da ERSAR, da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), da ESGRA – Associação para a Gestão de Resíduos, da APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais, da DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor e do Jornal Água & Ambiente (A&A).
Para a atribuição deste Selo, o júri procedeu à avaliação quantitativa das entidades gestoras reguladas, tendo por base os indicadores e dados provenientes dos vários ciclos de regulação, seguindo-se uma avaliação qualitativa, tendo em conta aspetos relacionados com a governança, cumprimento das obrigações legais, conduta perante o regulador e ocorrências significativas com impacto na prestação do serviço.
Estes prémios são atribuídos anualmente às Entidades Gestoras de água que cumpram, também, todos os requisitos legais de controlo da qualidade e que apresentem resultados das análises sem desvios aos elevados padrões de qualidade.