O concelho da Guarda vai receber cinco espetáculos nos meses de julho e agosto que integram o Festival Cultural das Beiras, promovido pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE).
O primeiro espetáculo na Guarda, “Cabrália 16º Sul 39º Oeste”, realizou-se na passada sexta-feira, dia 8 de julho, em Vila Garcia.
No dia 16 de julho segue-se, na Castanheira, o espetáculo “Melhores dias virão” da Associação Cultural Badagoneiros em parceria com o Aquilo Teatro, refletindo cerca de duas realidades da Região das Beiras, Raia e Sabugal: contrabando e emigração.
Na freguesia de Maçainhas apresenta-se o espetáculo “Unidos por um fio” do Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio no dia 23 de julho, contando com a participação do Grupo Etnográfico do Sabugal, AZA – Grupo de Bombos de Alpedrinha, Grupo de Concertinas Estrelas do Jarmelo e Grupo de Cantares da Toca da Mourada A.C.R.C.
Em agosto haverá a apresentação de dois espetáculos no concelho da Guarda: “Identerioridades” e “Da Beira com amor”.
O primeiro irá estrear no dia 5 de agosto, em Vila Mendo, e é uma produção da Associação Cultural e Recreativa de Vila Mendo, com recurso à multimédia e à música. Esta iniciativa surge em parceria com o Clube dos Amigos da Freguesia de Vila Fernando, Histérico – Associação de Artes e Grupo de Adufeiras da Casa do Povo do Paul.
O último espetáculo a ser exibido na Guarda será “Da Beira com amor” pela Histérico – Associação de Artes, na freguesia da Faia no dia 8 de agosto, em colaboração com Joana Ramos, Joana Carvalho, Leonor Soares, Cineclube da Guarda e Grupo Desportivo e Cultural Sobralense “Os Galitos da Serra”.
O Festival Cultural em Rede’22 da CIMBSE tem parceria com os diversos municípios que fazem parte da comunidade intermunicipal e englobam um total de 15 projetos artísticos divididos em 75 espetáculos que vão desde teatro, música, novo circo, dança e performances multimédia.