A secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, e o presidente da câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Carlos Condesso, entregaram o prémio “Best Tourism Villages” à população de Figueira de Castelo Rodrigo.
O galardão da Organização Mundial de Turismo foi entregue numa cerimónia levada a cabo no Palácio de Cristóvão de Moura, e distinguiu, no final do ano passado, a vila como uma das melhores aldeias turísticas do Mundo. Esta destacou-se num conjunto de 170 candidaturas de 75 países.
Para Carlos Condesso, autarca de Figueira de Castelo Rodrigo, esta entrega do prémio à população da Aldeia Histórica “é mais do que justa, pois são eles, juntamente com quem cá investe, os maiores obreiros deste prémio, e é com eles que deve ficar”.
O presidente da Câmara fez questão de referir que este trabalho não tem um rosto apenas, tem uma população inteira que merece ser lembrada pelo poder central. Carlos Condesso terminou dizendo que “temos tudo, património edificado, cultural e paisagístico, só falta que existam mais investimentos a pensar no futuro, captando mais fluxos turísticos e fixando mais gente”.
A secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços agradeceu a vinda da população a esta cerimónia, dando os parabéns a todos por conservarem e investirem em Castelo Rodrigo, referindo que o prémio acarreta também responsabilidades, para irem ainda mais longe, serem um exemplo para outras aldeias e de mostrarem o porquê de terem sido eles a receber esta distinção.
Nesta cerimónia estiveram ainda presentes o presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, o vice-presidente do Turismo Porto e Norte, Inácio Ribeiro, o presidente das Aldeias Históricas de Portugal, Carlos Ascensão, e o presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, Luís Tadeu.