A via, que faz a ligação entre a zona mais alta da cidade e a Guarda-Gare, com passagem pelo Parque Industrial, tem cerca de nove quilómetros de extensão.
A pedovia/ciclovia começou a ser construída na zona da rotunda que está localizada junto do quartel dos Bombeiros Voluntários da Guarda, na ligação da Estrada Nacional 16 com a Avenida Doutor Francisco Sá Carneiro, próximo do Instituto Politécnico.
Segundo o presidente da autarquia, Sérgio Costa (Movimento Pela Guarda), trata-se de um projeto-piloto que é executado no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano com a designação de “Incremento de Modos Suaves no Acesso ao Parque Industrial da Guarda”.
O projeto, que corresponde a um investimento de cerca de um milhão de euros, é apoiado por fundos comunitários e tem um prazo de execução superior a um ano, disse na passada sexta-feira o autarca à agência Lusa.
“Esperemos que até ao final do ano, no todo, ou na sua grande parte, a obra esteja concluída”, referiu, indicando que a via “vai-se desenvolver ao longo da Via de Cintura Externa da Guarda (VICEG), paredes meias com a VICEG, sempre com toda a segurança”.
Sérgio Costa lembrou tratar-se de um projeto-piloto “só possível de ser aprovado tendo em conta a sua especificidade de acesso ao Parque Industrial, e, por isso, é que tem aquele nome pomposo de Incremento de Modos Suaves no Acesso ao Parque Industrial”.
De acordo com a autarquia da Guarda, “a obra aproveita o traçado da VICEG entre as Lameirinhas e o Parque Industrial da Guarda, melhorando a circulação pedonal entre a zona alta da cidade e as empresas aí instaladas, o Parque Urbano do Rio Diz e a Estação de Caminhos de Ferro”.
“Consoante passará pelos bairros da cidade, [a pedovia/ciclovia] terá sempre ligações a cada um dos bairros”, referiu o autarca da cidade mais alta do país.
Adiantou, no entanto, que o município está a desenvolver um plano de mobilidade suave na cidade que “vai definir tudo aquilo que tem que ser feito a esse propósito ao longo dos próximos anos, na vigência deste ou de outros mandatos”.
O projeto da pedovia/ciclovia é executado no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Guarda e tem financiamento comunitário “tendo em conta os eixos da mobilidade suave que estavam bem prescritos” no quadro comunitário de apoio que está a terminar, segundo o responsável.