A valorização da atividade artesanal com uma abordagem inovadora é o objetivo do projeto Craft Turismo Criativo, que está a ser desenvolvido no território da Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD).
O projeto pretende “combater as fragilidades socioeconómicas” deste território, que abrange os concelhos de Aguiar da Beira, Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo e Sátão, “contribuindo para a diversificação da sua economia”, disse à agência Lusa o coordenador da ADD, Emanuel Ribeiro.
Segundo o responsável, isso será conseguido através “de um projeto de natureza imaterial de valorização, qualificação e promoção turística baseado nos recursos identitários e ativos patrimoniais culturais imateriais”, como o artesanato e o saber-fazer, “envolvendo a participação ativa das comunidades locais”.
Emanuel Ribeiro contou que, “atendendo ao reduzido orçamento disponível na Estratégia de Desenvolvimento Local inserida no DLBC [Desenvolvimento Local de Base Comunitária] Rural” para a valorização patrimonial, “foi decidido avançar com uma candidatura intermunicipal promovida pela ADD, em parceria com a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão-Lafões”.
A candidatura “permitirá a estruturação do produto turístico cultural, com base na valorização e promoção dos ativos patrimoniais endógenos intrínsecos às artes e ofícios (recursos, técnicas e artesãos), como elementos de diferenciação e competitividade do território”, explicou.
Serão desenvolvidas “ações que qualifiquem a cadeia de valor e promovam a diversificação de experiências temáticas suportadas numa rede de parcerias de agentes públicos e privados, locais e regionais”, acrescentou.
No entender de Emanuel Ribeiro, é preciso ir além “do registo comum de valorização” do artesanato e assumir que “o mercado exige inovação ao nível do produto e uma dimensão digital de promoção e comercialização”.
O responsável referiu que a operação Craft Turismo Criativo “atua, de forma articulada, sobre diversas dimensões da cadeia de valor turístico, integrando tarefas de levantamento e estruturação de informação, iniciativas de qualificação e capacitação de agentes, cocriação de novos produtos e experiências, estruturação de uma rota temática, ações de ativação de produto e comunicação”.
Um dos objetivos operacionais é “desenvolver novos roteiros de visitação e de experiência, que interligam os municípios da ADD, em torno do património cultural artesanal e imaterial, aumentando a diversidade da oferta turística”, avançou.
Emanuel Ribeiro disse que a ADD espera conseguir “atrair novos públicos nacionais e internacionais através da oferta estruturada de experiências criativas e inovadoras de turismo cultural”.
A “qualificação dos agentes e operadores dos territórios de intervenção da ADD, públicos e privados, que operam na cadeia do setor turístico” e a “participação de agentes privados e públicos do tecido institucional, cultural, turístico, social e económico” em dinâmicas de empreendedorismo e em projetos inovadores em parceria são outros objetivos, acrescentou.