O docente do Departamento de Gestão e Economia vai dirigir a academia até 2025, pois foi o mais votado pelos membros do Conselho Geral, tendo alcançado 15 votos.
Concorreram ainda à sucessão de António Fidalgo, atual Reitor, Abel Gomes, que recolheu 13 votos, e Paulo Moniz, que não teve qualquer voto.
Está assim eleito o quinto Reitor da história da UBI, cuja tomada de posse deverá ocorrer nos próximos meses.
Mário Lino Barata Raposo é Professor Catedrático do Departamento de Gestão e Economia da UBI (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) e investigador do NECE – Research Center in Business Sciences.
Desenvolveu toda a carreira académica e profissional na UBI (e no instituto que a antecedeu), onde começou a lecionar como Assistente Estagiário, em 1983.
Entre os cargos desempenhados, destacam-se a participação em diversas equipas reitorais, como vice-reitor e pró-reitor, a presidência do Departamento de Gestão e Economia e as direções ou coordenações do CFIUTE – Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial, GAPPI – Gabinete de Apoios a Projetos e Investigação ou a Unidade de Investigação NECE – Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais, entre outros.
Foi diretor de curso, pela UBI, do Programa Doutoral em Marketing e Estratégia, em consórcio com as Universidades de Aveiro e Minho; e dos cursos de Licenciatura em Marketing, do Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde e do Mestrado em Gestão.
Mário Raposo é Bacharel em Contabilidade e Administração e Licenciado em Gestão pelo Instituto Universitário da Beira Interior. Detém ainda a Pós Graduação “European Doctoral Programme in Entrepreneurship and Small Business Managment”, pela Universidade Autónoma de Barcelona. Apresentou Provas de Aptidão Científica e Capacidade Pedagógica, Doutoramento em Gestão e Agregação em Gestão, na UBI.