Governo ordenou ontem o encerramento do comércio e restauração às 13 horas nos dois próximos fins de semana e a abertura dos estabelecimentos só pode ocorrer a partir das 08 horas, anunciou o primeiro-ministro, António Costa.
“A regra é tudo fechado às 13 horas”, disse o chefe do Governo em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, referindo-se aos concelhos com risco elevado de contágio de covid-19, que vão aumentar de 121 para 191 a partir de segunda-feira.
Os restaurantes só podem funcionar a partir das 13 horas para entrega ao domicílio, disse o primeiro-ministro.
António Costa anunciou ainda que haverá um apoio de 20% da perda de receitas dos restaurantes nos dois fins de semana face à média dos 44 fins de semana anteriores (de janeiro a outubro 2020).
Fora da obrigatoriedade de fechar a partir das 13 horas e de abrir a apenas a partir das 08 horas estão as farmácias, clínicas e consultórios, veterinários, estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200 metros quadrados, bombas de gasolina, padarias e funerárias.
A lista de concelhos com risco elevado de transmissão da covid-19, sujeitos a medidas mais restritivas como o recolher obrigatório, vai aumentar na próxima segunda-feira para 191.
A atualização da lista, atualmente com 121 concelhos, retira sete municípios, em que estas medidas de restrição deixam de estar em vigor, a partir das 0 horas de sexta-feira, e inclui 77 novos concelhos a partir das 0 horas da próxima segunda-feira, anunciou o primeiro-ministro, António Costa, que falava após uma reunião do Conselho de Ministros, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.
Os sete concelhos que deixam de estar na lista são Moimenta da Beira, Tabuaço, São João da Pesqueira, Mesão Frio, Pinhel, Tondela e Batalha.
“Em contrapartida, temos a lamentar que 77 concelhos de todo o país passem a estar abrangidos a partir das 0 horas da próxima segunda-feira pelas medidas relativas ao estado de emergência”, indicou António Costa, explicando que a atualização do número de concelhos que integram a lista foi feita “em função da evolução da sua taxa de incidência” de infeção da covid-19.
Assim, a partir de segunda-feira, um total de 191 concelhos de Portugal continental vão estar abrangidos pelas medidas de restrição no âmbito do novo estado emergência.
A lista, que continua a incluir os concelhos das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, pode ser consultada em covid19estamoson.gov.pt.
No âmbito do estado de emergência devido pandemia de covid-19, que entrou em vigor na segunda-feira e se prolonga até 23 de novembro, o Governo aprovou, no sábado, novas medidas para os concelhos de maior risco de contágio, inclusive o recolher obrigatório noturno durante a semana, entre as 23 e as 05 horas, e nos próximos dois fins de semana, entre as 13 e as 05 horas.