Em 2019, 57 pessoas perderam a vida em acidentes com tratores, em Portugal, e nos primeiros sete meses deste ano, já morreram 29 pessoas em acidentes relacionados com estes veículos.
Perante isto, não é demais recordar as boas práticas na condução destas viaturas de forma a evitar acidentes. Foi o que fez a Guarda Nacional Republicana (GNR) esta terça-feira na sua página de Facebook.
“Lamentavelmente, desde o início do ano, cerca de 70% dos acidentes graves que envolveram tratores agrícolas tiveram, como consequência vítimas mortais”, sublinha a GNR, aproveitando para deixar um apelo.
“Se tem familiares ou amigos que fazem uso deste tipo de transporte no seu dia a dia, sensibilize-os! Partilhe os nossos conselhos para uma condução segura”, lê-se no post.
Entre as dicas para uma condução segura de tratores está a necessidade de verificar a manutenção do veículo, pois “o mau funcionamento ou falta de limpeza podem causar acidentes”.
Um dos conselhos mais importantes é utilizar sempre as estruturas de proteção, como o arco de ‘Santo António’, pois estas podem evitar a morte do condutor ou reduzir a gravidade dos ferimentos.
A GNR recorda ainda que é obrigatória a utilização de iluminação e sinalização e que, tal como com os outros veículos os condutores não podem conduzir sob o efeito de álcool, fadiga ou em excesso de velocidade.
O respeito pelos limites do trator são também essenciais para evitar acidentes. “Não sobrecarregar nem transportar passageiros ‘à pendura’. É proibido e perigoso”, relembram os militares.
Por último, a GNR aconselha a que os condutores destas viaturas frequentem ações de formação teóricas e práticas por forma a estar ciente dos riscos da condução de tratores agrícolas.