A Câmara Municipal da Guarda entregou 355 mil euros às Juntas de Freguesia do concelho para Acordos de Cooperação e Execução, no âmbito das medidas de apoio extraordinário devido à pandemia da covid-19, foi hoje anunciado.
A autarquia presidida por Carlos Chaves Monteiro refere em comunicado enviado à agência Lusa que o montante “corresponde a 75% do valor total dos Acordos de Execução e a 50% do valor dos Acordos de Cooperação que ainda faltavam para o ano de 2020 com as respetivas Juntas de Freguesia do concelho”.
Segundo a nota, foram pagos “os 75% do valor total dos Acordos de Execução às 43 Juntas de Freguesia do concelho da Guarda, no valor de 187.500 euros”.
“Foi também feito o adiantamento às Juntas de Freguesia de 50% do valor dos 12 Acordos de Cooperação, celebrados para o presente ano e que ainda não tinham sido assinados, correspondendo a um valor total de 167.500 euros”, acrescenta.
O município da Guarda sublinha que, desta forma, “garante que as obras previstas poderão avançar, apesar da situação pandémica presente”.
A ação está enquadrada nas medidas números 7 e 8 do Programa de Medidas Extraordinárias “SalvaGuarda”, criado pelo município da Guarda para mitigar os impactos sociais e económicos decorrentes da pandemia por covid-19 nas famílias, no comércio, nas empresas e nas instituições.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 206 mil mortos e infetou quase três milhões de pessoas em 193 países e territórios.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Portugal contabiliza 928 mortos associados à covid-19 em 24.027 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
Relativamente ao dia anterior, há mais 25 mortos (+2,8%) e mais 163 casos de infeção (+0,7%).
Das pessoas infetadas, 995 estão hospitalizadas, das quais 176 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou 1.329 para 1.357.
Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo já anunciou a proibição de deslocações entre concelhos no fim de semana prolongado de 01 a 03 de maio.