O evento, que arranca no dia 19 de setembro, na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco, estende-se, no segundo dia de trabalhos, a Castelo Novo e Idanha-a-Velha.
Liderado por quatro docentes da ESART, o projeto de investigação do IPCB conta com especialistas nas áreas do design, turismo e história da arte.
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) também participou ativamente em todas as atividades do projeto, nomeadamente na gestão do mesmo, no desenvolvimento de soluções inovadoras, na implementação de estratégia de comunicação e marketing para o território, na definição de itinerários turísticos, divulgação e comunicação das suas atividades.
Além de estudar a presença da Ordem de Cristo na Beira Interior, o Ordo Christi visa contribuir para a valorização, salvaguarda e divulgação do património artístico imóvel e móvel associado às comendas desta ordem entre os dois rios ibéricos.
A iniciativa académica pretende afirmar-se também como uma ferramenta de comunicação, disponibilizando instrumentos auxiliares para a preservação da memória histórico e artística e para a dinamização turística da região.