Alexandre Borges vence Guarda Racing Days

O espetáculo desportivo realizou-se nos dias 13 e 14 de julho e atraiu largas centenas de pessoas à encosta por trás do Hotel Vanguarda.

O primeiro dia do Guarda Racing Days foi dedicado aos treinos livres. No período da manhã as equipas fizeram o reconhecimento da pista com os elementos da organização, ao volante dos BMW X2 e X3 cedidos pelo concessionário Matos & Prata. À tarde, duas sessões de treinos livres, com duas passagens cada, permitiram aos pilotos conhecer melhor o traçado e surpreender o público que marcou presença no terreno ao longo de toda a tarde.

Os primeiros foram os carros de ralis (categoria A), entre eles com o piloto Pinto dos Santos, que em Renault 4L, que entusiasmou o público ao curvar quase em duas rodas. Os melhores tempos de treino foram conquistados por Pedro Rabaço, em kartcross, Fernando Peres, em Mitsubishi, e Alexandre Borges, em Semog, todos abaixo dos três minutos.

Emocionantes foram também as passagens dos rápidos José Cruz (Peugeot 306), Francisco Carvalho (Renault Clio), Hugo Lopes (Peugeot 208 R2). Seguiram-se os Off road e Kartcross (C), com pilotos como o guardense António Matias (Mitsubishi), Alexandre Borges (Semog Bravo) e até o mais jovem piloto, Gonçalo Novo (Toyota Starlet). O traçado foi depois ocupado pelos Todo Terreno (categoria B), com Rui Sousa, a destacar-se com um MINI, David Spranger (BMW Proto), Manuel Correia (Mitsubishi Evo 9) ou Márcio Rebelo (Nissan Terrano II). Os mais rápidos e consistentes nos tempos, na ordem dos 3 a 3.11 minutos, foram os SSV (categoria D), com os Can-Am de Armindo Araújo, atual campeão nacional de ralis, Pedro Matos Chaves, Luis Cidade, ou os Yamaha de Mário Franco e Pedro de Mello Breyner.

Rui Sousa, que este ano assinala 25 anos de parceria ininterrupta com navegador Carlos Silva, participa no Guarda Racing Days, conduzindo pela primeira vez um Mini Rali Raid que levará à Baja de Aragon, como forma de iniciar as suas comemorações.

Armindo Araújo atual campeão nacional de ralis, conquistou, nas duas sessões de treinos, os melhores tempos numa categoria diferente a que está habituado, a SSV. O piloto vindo de Santo Tirso compete no Guarda Racing Days e referiu que “o traçado é muito interessante e um excelente desafio para nós, pilotos e para os carros, tem vários tipos de pisos e é ótimo também para o público”.

Em dia de treino, Francisco Carvalho referiu que “A pista é muito gira, tenho pena que tenha só um 1.5 km, mas aproveitaram-se os troços todos existentes e fez-se uma zona engraçada em termos de pilotagem. Toda a gente está muito satisfeita com a pista e eu também.”

 No domingo, a pista recebeu a passagem dos carros, primeiro em duas mangas e depois na final, encontrando-se o vencedor do Guarda Racing Days, o jovem Alexandre Borges.


Conteúdo Recomendado