A Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027 assinala o Dia da Europa, quinta-feira, dia 9 de maio, com a Mesa Redonda “Guarda Capital 2027” (das 10 às 13 horas), e uma conferência intitulada “A Europa Cultural, que Futuro?” (das 14 às 18 horas). As comemorações decorrem entre 7 e 9 de maio com conferências, workshops e Masterclasses com os especialistas Daniel Melo, Miguel Abreu e Pedro Sousa Santos, nos Paços do Concelho e na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.
Esta iniciativa tem como principal objetivo sublinhar a importância dos valores europeus, em particular, e da valorização da diversidade cultural que nos identifica.
As comemorações encerram, dia 9, às 21h30, com um Concerto da Orquestra Filarmónica Portuguesa, no grande auditório do TMG, com entrada livre mediante a reserva na bilheteira.
Dia 8, Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço
9h00 /13h00 – A importância da Internacionalização Estratégica das Cidades por Pedro de Sousa Santos
15h00 /18h00 – Workshop Reporte, ECM 2020 por Daniel Melo, Miguel Abreu e Pedro de Sousa Santos
Dia 9, Dia da Europa, Paços do Concelho, Sala António Almeida Santos
Guarda Capital 2027, que Futuro?
09h30 – Receção
10h00/13h00 – Mesa Redonda “Guarda Capital 2027”
Oradores: Presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa; Universidade da Beira Interior, Urbano Sidoncha; Universidade de Salamanca, Pedro Serra; Academida da Engenharia de Coimbra, Mário Velindro; Candidatura Guarda CEC2027, João Mendes Rosa; Presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado; Instituto Politécnico da Guarda, Fernando Marques e o moderador será o vereador da Cultura da CMG, Vítor Amaral.
14h30/17h30 – Conferência “A Europa Cultural, que Futuro?”
Oradores: José Amaral Lopes, Candidatura Guarda CEC ; Pedro Roseta, ex-Ministro da Cultura; Presidente da CIMBSE, Carlos Filipe Camelo; Deputado Europeu, Francisco Assis; Presidente do Instituto do Turismo de Portugal, Luis Araújo; Ministério da Cultura, Diretora Regional da Cultura do Centro, Susana Menezes.
18h00 – Encerramento dos Trabalhos pelo Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro.