Associação de Jogos Tradicionais da Guarda participa em Encontro Internacional

A Associação de Jogos Tradicionais da Guarda vai participar em mais um Festival Internacional de Jogos Tradicionais, a ter lugar nos dias 26, 27 e 28 de abril, em Aranda de Duero, Espanha.

Nos dias 26, 27 e 28 de abril, a Associação de Jogos Tradicionais da Guarda (AJTG) participa no Festival de Aranda de Duero, que este ano é dedicado à temática “A Mulher e o Jogo”. Ao longo dos três dias serão desenvolvidos jogos como a corrida de cântaros, as pedrinhas, o lencinho, o cântaro em roda, a cantarinha entre outros, jogados eminentemente por mulheres e/ou crianças.

Simultaneamente, irá decorrer um congresso internacional subordinado ao mesmo tema e no qual a AJTG fará uma intervenção. Para além dos jogos, o Festival conta ainda com momentos musicais, onde marca presença o Grupo de Cavaquinhos do Centro Social da Póvoa do Mileu, da cidade da Guarda. Será também assinado um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal da Guarda, a Aranda de Duero, a Associação de Jogos Tradicionais da Guarda e o Grupo de Cavaquinhos da Póvoa do Mileu. Segundo uma nota da AJTG, deste protocolo fará parte toda uma panóplia de iniciativas a desenvolver em conjunto, tendo como ponto de partida as tradições lúdico-festivas das duas regiões.

Nesta iniciativa participarão delegações de toda a geografia espanhola e ainda de Portugal, França, Croácia, Marrocos e Tunísia.


Conteúdo Recomendado