Entre os 44 pilotos da Guarda homenageados das nove categorias do desporto motorizado, Francisco Carvalho, piloto de turismos e carros históricos, arrecadou, uma vez mais, o troféu La Vie Piloto do ano ao qual se acrescenta a homenagem especial em 2013, na 15ª Gala, por ocasião dos 40 anos do Programa Escape Livre.
No final, o piloto afirmou: “Vejo esta homenagem como a primeira vez. É sempre um gosto ser homenageado pela população da Guarda e pelos que visitam esta gala, reconhecendo o trabalho que se vai fazendo ao longo do ano no automobilismo”.
Da cerimónia destacou-se também a atribuição da Menção Honrosa à ARC Sport, por todo o trabalho em prol do desporto automóvel, evolução e resultados com as viaturas de competição. O Troféu Prestígio João Lopes foi entregue pela filha, Ana Beatriz Lopes, a Álvaro Ramos, mecânico que há vários anos acompanha o Escape Livre nos seus eventos, sempre com profissionalismo e dedicação. O Troféu Manuel Gião, a mais alta distinção desta gala, foi entregue pela filha, Sofia Gião, aos municípios de Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel, pela sua aposta na divulgação da região através do desporto automóvel, nomeadamente o Slalom e o Drift.
No seu discurso, Carlos Monteiro, vice-presidente do Município da Guarda, salientou a capacidade multifacetada do Clube Escape Livre, “com esta dimensão humanitária, social, desportiva, e essa capacidade de se reinventar. Temos que reconhecer, por um lado, a sua ação de projetar cada vez mais não só essa vertente desportiva, mas também a abrangência que as associações têm que ter cada vez mais, e isso é um trabalho que se consegue com a articulação das forças vivas”.
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que recebeu o livro dos 30 anos de História do Clube e o troféu SPAL, afirmou no discurso de encerramento que “este clube merece, nas mais diversas modalidades, do Drift ao Slalom, aos passeios e tradicionais provas que organizam”.
A primeira parte da 21ª edição da Gala SPAL foi preenchida pelo espetáculo “Faz-te Homem”, com António Machado e João Didelet.