As Aldeias Históricas de Portugal foram o destino escolhido, para filmar, de quatro das seis equipas de realizadores internacionais que vão participar na competição do ART&TUR.
A 11ª edição do Festival Internacional de Cinema de Turismo vai realizar-se a partir de hoje, dia 23 até 27 de outubro, em Leiria.
Este ano, o evento conta com filmes promocionais realizados nas Aldeias Históricas de Portugal, nomeadamente Belmonte, Monsanto, Piodão e Sortelha.
Segundo a uma nota enviadas à imprensa, as Aldeias Históricas de Portugal vão estar em grande destaque no ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, graças a um novo concurso promovido na edição deste ano: o ART&TUR Factory, que convida jovens produtores de todo o mundo, como África do Sul, Brasil, Índia, Japão, Paquistão ou Estados Unidos da América, a filmar e promover o Centro de Portugal e a excelência do seu património.
Um concurso que será um verdadeiro desafio, visto que as equipas só dispõem de três dias para filmar, de 20 a 22 de outubro, e mais dois para editar e concluir os filmes, que devem ter entre 2 a 3 minutos de duração.
Os filmes serão apresentados ao público e, ao júri do Festival, no dia 25 de outubro, às 17h45.
O vencedor da ART&TUR Factory será anunciado no dia seguinte, na Gala de Prémios ART&TUR 2018.
A iniciativa ART&TUR Factory é uma iniciativa inovadora e pioneira, que vem assim destacar e promover a oferta turística do Centro de Portugal e de territórios como as Aldeias Históricas de Portugal junto de centenas de realizadores e produtores internacionais, presentes no certame, como refere uma nota da organização.
O Festival ART&TUR inclui ainda conferências, apresentações de casos de sucesso e demonstrações de tecnologia, tornando-se assim um importante fórum de reflexão e networking para profissionais dos setores do turismo, do audiovisual, do marketing e da comunicação, como refere a mesma fonte.
O evento contará com a presença dos ministros portugueses da Economia e da Cultura, da Secretária de Estado do Turismo, do presidente do Turismo Centro de Portugal, da Diretora Geral do Património Cultural, do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, do Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal de Coimbra e de 26 presidentes de autarquias do Centro de Portugal.