Este filme/documentário, com cerca de 45 minutos, será exibido nas datas anunciadas às 14h30, e pretende enaltecer aquela que é a mais identitária das expressões da cultura raiana, a Capeia, uma manifestação cultural, de cariz popular, que dá identidade aos que lá residem e sentido de pertença à enorme diáspora espalhada pelo país e pelo mundo, estando a mesma registada no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, desde novembro de 2011.
Para mais informações/inscrições, contacte através dos telefones: 271 752 230 ǀ 963 935 086 ou email: movimento@cm-sabugal.pt.
Capeia Arraiana
A Capeia Arraiana é uma manifestação tauromáquica específica de algumas povoações do concelho do Sabugal próximas da fronteira com Espanha, que se caracteriza e singulariza das demais formas populares de manifestações tauromáquicas, pelo facto de a lide do touro bravo ser efetuada coletivamente, com o recurso do Forcão.
A Capeia é realizada em agosto, em associação com a festa patronal de cada comunidade, e, regra geral, tem lugar no largo principal da aldeia, para tal temporariamente vedado. Para além da Capeia propriamente dita, isto é a lide do touro com o Forcão, constituem componentes públicas da prática o Encerro e o Boi da prova, que precedem a Capeia, e o Desencerro, com o qual ela termina.
Saiba mais aqui.