Pela segunda vez com o apoio da TBM, empresa da cidade da Guarda, o prémio tem o valor de mil euros e acaba de abrir o seu período de candidaturas.
Destinado às Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho da Guarda, esta ação tem como objetivo assinalar, de forma solidária, o projeto da Cápsula, subterrada em 2013, com um valor que, sendo simbólico, permite melhorar a prestação de cuidados ou das condições dos utentes destas instituições.
As IPSS do concelho da Guarda podem, desde já, apresentar a sua candidatura, por email ou via CTT, ao Clube Escape Livre, até ao dia 06 de abril, com a indicação do projeto ou necessidade da instituição que os mil euros poderiam ajudar a colmatar. Após a rece4ção das candidaturas, o júri constituído pelos parceiros do projeto Cápsula do Tempo – Clube Escape Livre, Rádio Altitude, Instituto Politécnico da Guarda e Transportes Bernardo Marques – selecionam o projeto vencedor.
A atribuição do cheque está agendado para 28 de abril, Dia Mundial do Sorriso, e constitui o primeiro de dois momentos que anualmente marcam o aniversário sobre o encerramento da Cápsula do Tempo, efetivado a 1 de julho de 2013. Neste dia, o aniversário é assinalado com uma série de ações, entre as quais uma conferência com um tema relevante para esta região.
Até ao momento, já receberam este Prémio Solidário o Refúgio Ana Luísa, casa de acolhimento temporário de crianças, pertencente à Fundação José Carlos Godinho Ferreira de Almeida, o Centro Cultural e Social do Marmeleiro, de apoio aos idosos, a Associação para a Promoção Social Cultural e Ambiental de Avelãs de Ambom, também de apoio aos idosos, e o Centro de Apoio à Vida/NASCER da Cáritas Diocesana da Guarda, para mães mais desprotegidas.
Sobre a Cápsula do Tempo
Recorde-se que a Cápsula do Tempo Guarda 2050 foi uma das ações que assinalou os 40 anos do Programa Escape Livre, o mais antigo programa de rádio sobre o mundo automóvel em Portugal, a emitir na Rádio Altitude. A cápsula foi enterrada no dia 1 de Julho de 2013, junto à Torre de Menagem, e preserva os testemunhos, fotos e objetos de 40 personalidades de diversas áreas profissionais, sobre o presente e o futuro da Guarda e da região. A sua abertura deverá acontecer a 1 de julho de 2050, sendo que até lá é objetivo assinalar cada aniversário com diversas iniciativas que promovam o debate e divulguem a região. São atuais parceiros no projecto o Clube Escape Livre, o Instituto Politécnico da Guarda, a Rádio Altitude a Transportes Bernardo Marques, Spal, e institucionalmente, a Câmara Municipal da Guarda e a Freguesia da Guarda.