Semana da Leitura em Penamacor com o Kit do Leitor Feliz

Durante 5 dias estão previstas diversas atividades que convidam a população em geral e os alunos a descobrir o prazer de ler.

A Biblioteca Municipal de Penamacor e a Biblioteca Escolar Ribeiro Sanches associam-se, de 5 a 9 de março, à Semana da Leitura, promovida pelo Plano Nacional da Leitura. Durante os 5 dias estão previstas diversas atividades.

O evento decorre nas bibliotecas escolares e na Biblioteca Municipal de Penamacor. Do programa destaca-se o Kit do Leitor Feliz, no qual os participantes vão organizar criativamente o conteúdo de uma pequena caixa, com um livro como elemento central, adornada com diferentes adereços que induzam um maior prazer à leitura, refere uma nota da autarquia.

A Cartografia de Leituras é outra das atividades propostas, que consiste na escolha de histórias multigeográficas, sendo marcada, posteriormente, a localização do percurso geográfico da história num mapa mundo.

O Itinerário de Leituras, registo fotográfico legendado de uma obra ou da vida de um escritor, as sessões de leitura bilingues, nas quais participantes de várias nacionalidades leem um excerto de uma obra na sua língua materna, sendo, depois, traduzida para português, ou ainda a gravação de audiolivros são outras iniciativas a realizar.

Por fim, a atividade Livros à Solta vai colocar vários exemplares nas montras dos estabelecimentos do comércio local, para oferta, e vão ser distribuídos marcadores nas bibliotecas participantes.

“A comunidade é convidada, ainda, a escrever postais aos seus personagens preferidos, numa semana que promete ser divertida e estimular o imaginário dos pequenos e grandes leitores” refere a organização.


Conteúdo Recomendado